Cirurgião Plástico Biscaia-Fraga dá consultas na Clinifátima
A partir de Novembro, a Clinifátima conta com a colaboração de Biscaia Fraga, um dos mais conhecidos médicos especialistas de cirurgia reconstrutiva e estética do país e do estrangeiro. O cirurgião vai aplicar aos pacientes da clínica em Fátima algumas das suas terapias mais inovadoras, no âmbito da estética e da reconstrução, nomeadamente tratamentos através de laser, ácido hialurónico, aplicação de toxina botulínica (botox) ou de factores de crescimento.
Desenvolvido na Clínica Biscaia Fraga – Centro Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, em Lisboa, o tratamento por factores de crescimento é um dos mais inovadores. “É uma terapia cada vez mais procurada para rejuvenescimento da face, é menos agressiva e feita através do tecido adiposo e do plasma da própria pessoa”, explica o cirurgião plástico. “A partir dos 30 anos já há muitas senhoras à procura desse tipo de rejuvenescimento não invasivo, que modela a face e rejuvenesce os tecidos”, conta o médico, apontando para um método utilizado no dorso das mãos, em toda a face, nas olheiras e pálpebras e, também, em pessoas com mais idade, com feridas que não cicatrizam, e nas úlceras”. Trata-se de uma terapia desaconselhada a menores de 17 anos.
Sim, porque entre as principais alterações dos últimos anos ao nível da cirurgia estética, o médico destaca “a procura cada vez mais precoce tratamentos clássicos [cirurgia] ”. Há muitos “jovens entre os 17 e os 18 anos a fazerem correcções ao nariz, às orelhas de abano ou mamoplastias de aumento”, reflecte o médico.As jovens com peito pequeno, “algumas com 16 anos, mas a quererem parecer adultas, fazem grande pressão a nível familiar, influenciadas pela moda, pelos modelos, pelas telenovelas e pela imprensa”. Biscaia Fraga adverte, contudo, que “abaixo dos 17 anos a cirurgia é um risco para a saúde”, especialmente em cirurgias estéticas ao nariz, às mamas ou lipoescultura.
Na sua clínica, os procedimentos mais procurados, tanto ao nível de corpo como de rosto, continuam a ser a lipoescultura subtractiva e aditiva, ou seja, aquela que retira gordura de um lado e coloca no outro. “Está muito na moda as jovens quererem uma cintura elegante e fina, ao mesmo tempo que querem aumentar os glúteos. A gordura retirada da cintura ou do abdómen é colocada nos glúteos. Outra situação frequente é colocar essa gordura nas pernas finas das jovens. Hoje é raríssimo utilizar próteses para aumentar a sua musculatura.”
Quanto custam estes tratamentos? “Estão mais democratizados”. Hoje, um laser capilar, um ácido hialurónico, uma aplicação de toxina botulínica (botox) ou uma cirurgia estética “são tratamentos mais liberalizados”, revela. “As questões da segurança são muito mais ponderadas também. As pessoas já pensam duas vezes antes de irem à Tunísia ou a Marrocos fazer cirurgias mais baratas, entregar o corpo a um estranho ou colocar materiais pouco seguros no seu organismo”, revela o médico.
Quando é consultado, Biscaia Fraga recusa partir para um qualquer tratamento sem conhecer bem a pessoa sob o ponto de vista anatómico. Um bom diagnóstico é obrigatório. “Quando se pretende o rejuvenescimento da face, por exemplo, não é só a pele em si que importa, mas toda a estrutura da face. É preciso garantir da parte da nutrição e medicina dentária o peso e a dentição adequados, do otorrino a garantia de um nariz com boa ventilação e pronto a ser tratado e o mesmo do oftalmologista ao nível dos olhos, entre outros aspectos”, explica Biscaia Fraga que tem na sua clínica uma equipa multidisciplinar para garantir o melhor tratamento. “Não faço uma lipoescultura sem a pessoa fazer o estudo ponderal”, diz o cirurgião que veio também revolucionar os tratamentos cirúrgicos de genitais masculinos e femininos. Procurado “mundialmente por muitos homens e mulheres com graves problemas genitais”, Biscaia Fraga contribuiu, com as técnicas desenvolvidas por si ao longo dos anos, “para grandes alterações ao nível social, profissional e, especialmente, da intimidade. Tenho tido casos fantásticos de grandes mudanças na vida das pessoas. A autoestima faz milagres”.